sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Formação de lideranças foi o tema das atividades com estudantes na Expointer



A importância dos grêmios estudantis para a formação de lideranças foi a temática da atividade desenvolvida pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia gaúcha, em parceria com a Escola do Legislativo Julieta Batistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a quarta-feira (31). Alunos de Ensino Médio das Escolas Estaduais Maria Sirley Vargas Ferraz e Jardim Planalto, de Esteio, foram recebidos no Espaço da Assembleia Legislativa na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. Dois grupos, um pela manhã e outro à tarde, conheceram o Manual Grêmios Estudantis, lançado em 27 de junho, durante a 37ª edição do projeto Deputado Por Um Dia, e realizaram exercício prático no qual responderam questões como "qual é a importância de participar do grêmio estudantil" e “como é um grêmio estudantil democrático”.
No encontro da manhã, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes (PT), destacou o papel dos estudantes como agentes de transformação da sociedade. “A solução dos problemas enfrentados pelos jovens não está na cabeça de alguém iluminado, mas, necessariamente, depende da auto-organização de vocês para que possam ter voz e vez”, analisou. “Esse manual é a maneira que encontramos de ajudá-los nessa organização”, completou o parlamentar.
Rafael Souza, 19 anos, representante da turma 101 no grêmio estudantil da Maria Sirley Vargas, considerou a experiência singular: “Foi maravilhoso! Estou comovido. Só quem é da nossa comunidade sabe os problemas que enfrentamos e hoje aprendi muito sobre ética e sobre a importância de fiscalizar o trabalho do grêmio da nossa escola, por exemplo”. O professor de Artes das duas instituições de ensino, um dos acompanhantes dos grupos, Alejandro Velazco, comemorou a iniciativa. “Eles puderam ver e entender que têm poder e que o discurso da auto-organização é válido”, avaliou o professor, que não só aprovou a atividade como pretende levá-la a outras escolas em que trabalha.
“Nosso Estado carece de novas lideranças”, pontuou Cármen Lúcia da Silveira Nunes, diretora da Escola do Legislativo da Assembleia, ao justificar a promoção deste tipo de atividade de formação de cidadania. A diretora da Escola da Câmara Municipal, Débora Balzan Fleck depositou nos participantes a expectativa de que essa experiência vivida por eles seja repassada a outros estudantes: “Queremos mudar a visão negativa que se tem da política”.
O assessor da Escola do Legislativo do Parlamento gaúcho Adelino Raffaelli, responsável pelas palestras, foi direto em seu recado: “Esperamos que o trabalho de hoje ajude na hora de agir lá nas escolas de vocês e que sirva de instrumento para que as coisas sejam melhoradas”. 

Fonte - http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=265393&txtIdTipoMateria=18#

Pessoal do Grêmio estamos muito orgulhosos de vocês estarem se mobilizando em busca de melhorias pra nossa escola!!! Valeu!!

Um comentário:

  1. Que orgulho!!! Parabéns mais uma vez ao Grêmio Estudantil! Vocês estão trilhando um caminho de cidadãos honestos e comprometidos!!! Parabéns!

    ResponderExcluir