A importância dos grêmios estudantis para a formação de lideranças foi a temática da atividade desenvolvida pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia gaúcha, em parceria com a Escola do Legislativo Julieta Batistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a quarta-feira (31). Alunos de Ensino Médio das Escolas Estaduais Maria Sirley Vargas Ferraz e Jardim Planalto, de Esteio, foram recebidos no Espaço da Assembleia Legislativa na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. Dois grupos, um pela manhã e outro à tarde, conheceram o Manual Grêmios Estudantis, lançado em 27 de junho, durante a 37ª edição do projeto Deputado Por Um Dia, e realizaram exercício prático no qual responderam questões como "qual é a importância de participar do grêmio estudantil" e “como é um grêmio estudantil democrático”.
No encontro da manhã, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes (PT), destacou o papel dos estudantes como agentes de transformação da sociedade. “A solução dos problemas enfrentados pelos jovens não está na cabeça de alguém iluminado, mas, necessariamente, depende da auto-organização de vocês para que possam ter voz e vez”, analisou. “Esse manual é a maneira que encontramos de ajudá-los nessa organização”, completou o parlamentar.
Rafael Souza, 19 anos, representante da turma 101 no grêmio estudantil da Maria Sirley Vargas, considerou a experiência singular: “Foi maravilhoso! Estou comovido. Só quem é da nossa comunidade sabe os problemas que enfrentamos e hoje aprendi muito sobre ética e sobre a importância de fiscalizar o trabalho do grêmio da nossa escola, por exemplo”. O professor de Artes das duas instituições de ensino, um dos acompanhantes dos grupos, Alejandro Velazco, comemorou a iniciativa. “Eles puderam ver e entender que têm poder e que o discurso da auto-organização é válido”, avaliou o professor, que não só aprovou a atividade como pretende levá-la a outras escolas em que trabalha.
“Nosso Estado carece de novas lideranças”, pontuou Cármen Lúcia da Silveira Nunes, diretora da Escola do Legislativo da Assembleia, ao justificar a promoção deste tipo de atividade de formação de cidadania. A diretora da Escola da Câmara Municipal, Débora Balzan Fleck depositou nos participantes a expectativa de que essa experiência vivida por eles seja repassada a outros estudantes: “Queremos mudar a visão negativa que se tem da política”.
O assessor da Escola do Legislativo do Parlamento gaúcho Adelino Raffaelli, responsável pelas palestras, foi direto em seu recado: “Esperamos que o trabalho de hoje ajude na hora de agir lá nas escolas de vocês e que sirva de instrumento para que as coisas sejam melhoradas”.
Fonte - http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=265393&txtIdTipoMateria=18#
Pessoal do Grêmio estamos muito orgulhosos de vocês estarem se mobilizando em busca de melhorias pra nossa escola!!! Valeu!!
Que orgulho!!! Parabéns mais uma vez ao Grêmio Estudantil! Vocês estão trilhando um caminho de cidadãos honestos e comprometidos!!! Parabéns!
ResponderExcluir