sábado, 2 de julho de 2011

Morte de Itamar Franco



 Morre ex-presidente Itamar Franco aos 81 anos 




Ficha de Itamar Franco:
Nome completo: Itamar Augusto Cautiero Franco 
Data de Nascimento: 28 de Junho de 1930
Local de Nascimento: Salvador (BA)
Primeira-dama: -
Partido: Político: PMDB
Profissão: Engenheiro civil 



Mandato de Itamar Franco:
Início do mandato: 2 de outubro de 1992
Fim de mandato: 1 de janeiro de 1995
Tempo de mandato: 2 anos, 3 meses e 29 dias
Vice-Presidente: Nenhum
Precedido por: Fernando Collor de Mello
Sucedido por: Fernando Henrique Cardoso 



Itamar Franco assumiu a presidência após o Impeachment de Fernando Collor de Mello de forma interina entre outubro e dezembro de 92, e em caráter definitivo em 29 de dezembro de 1992. O Brasil vivia um dos momentos mais difíceis de sua história: recessão prolongada, inflação aguda e crônica, desemprego, etc. Em meio a todos esses problemas e o recém Impeachment de Fernando Collor de Mello, os brasileiros se encontravam em uma situação de descrença geral nas instituições e de baixa auto-estima.

O novo presidente se concentrou em arrumar o cenário que encontrara. Para fazer uma gestão tranqüila, sem turbulências, procurou o apoio de partidos mais à esquerda. 
Em abril de 1993, cumprindo com o previsto na Constituição, o governo fez um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. O povo decidiu manter tudo como estava: escolheu a República (66% contra 10% da Monarquia) e o Presidencialismo (55% contra 25% do Parlamentarismo). 

No governo de Itamar Franco foi elaborado o  plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real. Montado pelo seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano visava criar uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente, o Cruzeiro Real. Desta forma, cada URV correspondia a US$ 1. Posteriormente a URV veio a ser denominada “Real”, a nova moeda brasileira. 

Adaptado : Brasil escola
Adaptado: Duplipensar


Nenhum comentário:

Postar um comentário