terça-feira, 12 de junho de 2012

Sala das descobertas


 A História do Brincar        
 O brincar está presente em diferentes tempos e lugares e de acordo com o
contexto histórico e social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com seu
poder de imaginação e criação.
O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e
se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento.        
As brincadeiras são universais, estão na história da humanidade ao longo dos
tempos, fazem parte da cultura de um país, de um povo. Achados arqueológicos do
século IV a.C., na Grécia, descobriram bonecos em túmulos de crianças. Há referências
a brincadeiras e jogos em obras tão diferentes como a Odisséia de Ulisses e o quadro
jogos infantis de Pieter Brughel, pintor do século  XVI. Nessa tela, de 1560, são
apresentadas cerca de 84 brincadeiras que ainda hoje estão presentes em diversas
sociedades.
Segundo Wajskop (2007), a brincadeira, desde a antiguidade, era utilizada como
um instrumento para o ensino, contudo, somente depois que se rompeu o pensamento
românico passou-se a valorizar a importância do brincar, pois antes, a sociedade via a
brincadeira como uma negação ao trabalho e como sinônimo de irreverência e até
desinteresse pelo que é sério.
Historicamente os jogos exprimem formas sociais de  organização das
experiências dos seres humanos, onde por meio da brincadeira é possível experimentar
o mundo. A ludicidade se concretiza na produção das culturas infantis que são
constituídas na interação com a cultura mais ampla.

Acreditando que o ambiente lúdico seja o mais propicio para o aprendizado as professoras dos anos iniciais Claudia (2ºano) , Cátia Rosa (4º ano ) , Ilse (3º ano ) juntamente com a Orientadora Ester  e o apoio do diretor Ronaldo foi idealizada a  Sala das Descobertas
A Sala das Descobertas foi construída com o objetivo de através do brincar as crianças façam suas descobertas significativas.
Vigotsky (1984,  apud  WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a
criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de
sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência.
A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…
Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.
Na sala das Descobertas é oferecido desde tampinhas de garrafas  á atlas geográfico para auxiliar no aprendizado lúdico das crianças.
As professoras tem um horário especifico para utilizar com as turmas  o espaço , ou quando há  necessidade de uma determinada atividade.
                                                                                                                                                                                     

Bibliografia





               
VYGOTSKY, L. S. apud BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e
estar no mundo. In: Brasil MEC/ SEB. Ensino fundamental de nove anos: orientações
para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp,
Sandra Denise pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. _ Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 35.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 7. ed- São Paulo: Cortez, 2007.
WINNICOTT , D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Dosolina Ester Kennes
Pedagoga - Orientadora Educacional

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