sexta-feira, 17 de junho de 2011

Eclipse Lunar


O Brasil foi palco de mais um Eclipse Lunar, o primeiro de 2011. Pois, dia 10 de dezembro, a lua ficará parcialmente encoberta pela sombra da Terra neste primeiro que ocorreu ontem a lua foi totalmente encoberta, fazendo um belo espetaculo.

O eclipse lunar ocorre quando a lua está cheia, já que é nesse período em que a Terra está posicionada entre o sol e a lua. Porém, a inclinação da órbita lunar de haver um eclipse lunar a cada lua cheia. São três as maneiras de acontecer um eclipse, dependendo da sombra projeta pela Terra: penumbral, quando apenas a penumbra atinge o satélite; a parcial, quando apenas parte do disco da lua sofre o eclipse pela sombra da Terra; e o total, no qual a lua mergulha totalmente na sombra cônica da Terra.

Eclipse lunar – 15 de junho de 2011

O eclipse lunar deste dia foi total e foi o primeiro visível em 2011. Foi visível na Ásia Central, continente africano e América do Sul. E teve magnitude 1,69.

Eclipse lunar – 10 de dezembro de 2011

O eclipse da lua deste dia será o segundo – e último – do ano. Poderá ser visto na Oceania, Ásia, América do Norte e leste Europeu. Será pouco visível para nós, do Brasil. Magnitude 1,10

Nenhum comentário:

Postar um comentário